domingo, 3 de julho de 2011

Bebês causam ciúme animal

Se, depois de você voltar da maternidade, seu bichinho anda tentando chamar tanta atenção quanto seu bebê, ele pode estar com ciúmes. Nada mais natural: durante nove meses, ele foi lentamente deixado de lado enquanto os pais se preparavam para a chegada do novo membro da família. Com o bebê em casa, ele sente ainda mais a falta de atenção e passa a apresentar falta de apetite e agressividade, e se comportar indevidamente, uivando ou miando excessivamente ou fazendo xixi fora do lugar.
 
O ciúmes que seu animal de estimação sente deve sim ser motivo de preocupação, mas nada excessivo ou de grande alarde, afinal nem todos os bichos reagem da mesma forma à chegada de um novo morador na casa. 
 
Mesmo assim, para não criar um clima ruim entre o animal e a criança a ideia é faze-lo entender que ela não é uma ameaça, associando-a a coisas positivas. Você pode, por exemplo, dar biscoitos ou atenção especial ao seu bicho de estimação com o bebê no colo. 
 
Aconselha-se também não isolar o quarto da criança, especialmente se o animal tinha livre acesso a ele anteriormente. Ele não entenderá essa nova restrição. Além disso, reserve algum tempo para passar somente com seu cãozinho ou gato: eles também precisam de um pouco de dedicação exclusiva.
 
por Vivian Faria 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...