
Se você sonha em ter um papagaio falante, preste bem atenção nas dicas do biólogo Luiz Roberto Francisco. Segundo ele, não é nada aconselhável tratar esses bichinhos como meros brinquedos. Antes de tudo, eles são animais e merecem respeito!
A fala do papagaio é um mecanismo de repetição/ imitação?
Como funciona?
Luiz Roberto: Sim, os papagaios conseguem repetir palavras e mesmo frases em razão de possuírem uma língua espessa e bastante inervada, o que permite que consigam articulá-la de maneira a pronunciar palavras. A considerável massa cerebral é responsável pela capacidade de armazenamento de informações e igualmente pelo uso da língua para compor as palavras.
Todo papagaio é passível de aprender a falar?
Luiz Roberto: Não. Muitas espécies não têm essa habilidade desenvolvida. Ela é notória nos papagaios do gênero Amazona (neotropicais) e nos papagaios-cinzentos (africanos), onde encontram sua expressão máxima, embora outras espécies possam arremedar palavras sem tanto sucesso, como as araras, periquitos australianos e até calopsitas.
É possível o próprio dono ensinar? Como se dá esse processo?
Luiz Roberto: Claro. É uma questão de frequência diária. O dono deve conversar com o animal, falar na sua presença e permitir que a ave escute outras pessoas e sons também. Sobretudo, o dono da ave deve ter muita paciência com ela, respeitando seus tempos e limites, ganhando também assim a confiança e o carinho da ave.
O papagaio continua a aprender mesmo depois de “velho”?
Luiz Roberto: Sim, mas sua capacidade de aprendizado é significativamente reduzida. Quanto mais novo o animal for, melhor para iniciar o processo de adestramento.
Há alguns papagaios que chegam a cantar o hino. É puro talento ou muita aula?
Luiz Roberto: É apenas capacidade de memorização e repetição.
Você poderia passar algumas dicas e ensinamentos básicos para quem acabou de comprar um papagaio?
Luiz Roberto: A ave deve ser tratada com respeito, deve receber uma alimentação apropriada, preferencialmente feita por ração específi ca. Ter uma ave que repete palavras, canta, etc, pode até ser interessante, mas sempre sugiro que aqueles que possuem um papagaio respeitem a ave em sua dignidade, não querendo transformá-la num brinquedo.
bichos e famosos
0 comentários:
Postar um comentário