terça-feira, 12 de abril de 2011

Abandono de animais


Certamente você já se deparou com um cachorro desamparado perambulando pela rua, enfraquecido ou ferido. Embora o abandono de animais seja crime, centenas de cães são maltratados e deixados à própria sorte por seus donos. O destino de alguns desses cachorros só não é mais cruel graças ao trabalho extraordinário de voluntários, que trocam o descanso e o lazer das horas livres por essa difícil, mas nobre tarefa. 
“Eu via os maus tratos e os animais sofrendo na rua e decidi que não ia ficar parada. Se você não ajudar, não terá mais ninguém que ajude”, afirma a bancária Juliana Bueno, voluntária de um canil no bairro paulistano do Butantã. Há quatro anos, ela faz parte de um grupo de sete coordenadores do projeto “Patinhas Online”. Atualmente, a equipe, que cuida de 109 cães, ainda conta com mais 100 pessoas que ajudam em processos de adoção e outros 2 mil eventuais colaboradores.
A maior recompensa para esses voluntários é recuperar um cão abandonado e depois conseguir encaminhá-lo para um lar. “Lidamos com situações tristes e desanimadoras, mas basta uma adoção, especialmente se for um cão que já está conosco há algum tempo, para que a gente tome fôlego e fique motivado a fazer isso por mais dez ou vinte anos”, afirma Juliana.
Além de atuar no canil do Butantã, o grupo realiza, mensalmente, feiras de adoções em diversos bairros da capital paulista. Segundo Juliana, os interessados passam por entrevistas para avaliar se eles de fato estão preparados e dispostos a adotar um animal. “Não queremos empurrar os cachorros para ninguém. Levamos esse trabalho de doação a sério”, diz.
Cerca de dez cachorrinhos por mês tem a sorte de conseguir um novo lar. Mas, infelizmente, o número de animais do canil não diminui, pois o abandono de novos cães ocorre na mesma proporção das adoções. Por esse motivo, o trabalho voluntário e a adoção por pessoas que gostam de animais são tão imprescindíveis.
Quem quiser adotar um animal ou apenas conhecer o projeto, pode acessar o site: www.patinhasonline.com.br



Mariana Teodoro

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...